Autismo


AUTISMO

Apesar do autismo ser uma realidade clínica relativamente diversificada e com imensas variabilidades, podemos encontrar vários pontos em comum. Por norma verificam-se sempre alterações nas capacidades de comunicação e nas interacções sociais e um aspecto restrito repetitivo e estereotipado dos comportamentos, dos interesses e actividades.

Evidentes a partir dos 30-36 meses de idade, os primeiros sintomas surgem, por vezes, após os 12/18 meses.

Assim, na síndrome autistica encontramos:


Perturbações do Contacto

Verificam-se alteracções nas interacções sociais que conduzem a um isolamento: recusa ou fuga ao contacto  ocular, ausência de expressão facil e de troca de mímica, ausência de contacto físico. A criança autista, por norma, não inicia o contacto, não chama a atenção, não fixa o olhar, não imita o outro. Não se encontra quualquer expressão de prazer, de partilha de interesse (ausência do apontar). No máximo o outro é utilizado como parte de si (agarrar a mão de um adulto). O olhar parece vazio, distante, ausente.


Perturbações da Comunicação e da Linguagem

A linguagem não surge na idade habitual e esta ausência de linguagem não se faz acompanhar de qualquer tentativa de comunicação gestual ou mímica. Não há jogo do "faz de conta" ou de imitação social.

Quando a linguagem surge, registam-se certas particularidades: além do atraso, existe uma ecolalia imediata ou retardada (repetição como em eco daquilo que o interlocutor acaba de dizer), um discurso monótono, facticio, uma inversão pronominal (utilização do "tu" ou do nome para se nomear a si próprio), discurso tendencialmente empobrecido, ausência da expressão de emoções afectivas, ´quando não se trata da expressão de angústia. Se o nível de compreensão da linguagem é habitualmente superior ao nível da expressão, sobressaem, no entanto, anómalias: a criança compreende, principalmente, as ordens simples, as  palavras concretas, as instruções para a realização de uma tarefa simples. A tentativa de elevar este discurso, complexificando-o (falar de afectos, colocar questões...) pode provocar uma perplexidade ou mesmo uma recusa.


Reacções Estranhas e Restrição de Interesses

As reacções de angústia, de agressividade ou de cólera aparente podem surgir face a mudanças ambientais (alterações na dispopsição de certos elementos decorativos numa sala, alterações no percurso, na alimentação...) ou de surpresa (ruido súbito, chegada de um desconhecido...). Estas manifestações de cólera, de angústia ou desamparo podem seguir-se a uma situação frustrante, a uma proibição ou a uma tentativa insistente do adulto entrar em contacto. Os hábitos ou rituais aparentemente sem significado simbólico dominam a vida quotidiana, impondo uma estrutura imutável e automatizada. Os interesses pessoais tendem a ser restritos e estereotipados, virados para hábitos motores ou para um objecto estranho: afectação motora estereotipada e repetitiva (bater ou torcer as mãos, oscilação, andar em bicos de pés, movimento do pião,...); utilização de objectos particulares (pedra, arame, fragmento de brinquedo) ou desviados do seu uso (roda de carro de brincar indefinidamente girada); interesse por um aspecto limitado dos objectos(textura de determinado objecto, determinados cheiros peculiares, atração por certos barulhos...).

O jogo simbólico, de imitação ou que implique uma situação socialencontra-se pouco ou nada presente.


Modulação Sensorial e Motricidade

Verifica-se uma hipo ou hiper-reacção aos estímulos sensoriais com, para muitas crianças autistas, uma procura de tais estímulos: fazer girar um objecto, fazer barulhos com a boca, com as mãos, balançar-se. No entanto, é frequente a indiferença relativamente aos barulhos sociais (a criança não responde quando é chamada) e um interesse por sons especificos (aspirador, autoclismo...), por uma música ou canção, pelo ruido de amachucar o papel. Alguns barulhos podem mesmo desencadear situações de medo e angústia acentuada, nomeadamente quando surgem de forma abrupta e inesperada.

O que se passa a nível sonoro pode encontrar semelhanças a nível gustativo (gostos pouco frequentes, apetência pelo brilho, cor ou textura de alguns ingredientes).

A nível motor, podemos verificar uma limitação da motricidade, com a criança inerte, passiva e sem iniciativa motora; quadro que pode oscilar com comportamentos agitados, em movimento comtinuo, com posturas e regulações motoras raras ou estranhas (aparência irregular, mecânica).


As Funções Intelectuais

A nível intelectual encontram-se irregularidades, num funcionamernto heterogéneo. A nível visuo-espacial e de memorização, as crianças tendem a demonstrar melhores resultados do que as capacidades de raciocinio e processamento da informação, revelando apetência por provas não verbais.

A maioria destas crianças apresenta um quociente intelectual não verbal inferior a 70 e global inferior a 55. Contudo, existem outras crianças com níveis normais.


SÍNDROME DE ASPERGER

Trata-se de uma síndrome autistica caracterizada pela ausência de atraso e de deficiência da linguagem e do desenvolvimento cognitivo.

Ainda que apresentem um nível intelectual normal ou superior, são crianças com dificuldades no plano social ou interactivo.