Disfasias


A expressão disfasias refere-se a uma grande variedade de perturbações qude vão dos simples atrasos na aquisição e dominio da linguagem às perturbações mais graves e que podem ir até à ausência de toda a linguagem. Estas perturbações só podem ser entendidas como tal a partir dos 6 anos de idade e associam perturbações da expressão assim como da compreensão. Antes dos 5/6 anos, o desenvolvimento da linguagem (nível de compreensão, capacidade fonológica, riqueza do vocabulário e qualidade sintáctica) pode ainda estar em aquisição e referir-se apenas a algum atraso simples da linguagem.

Assim, a partir dos 6 anos, quando se verificam estas difasias elas tendem a apresentar as seguintes caracteríssticas:

- Perturbação na capacidade de repetição, ainda mais acentuada na repetição de frases longas, negativas ou interrogativas;

- Perturbações fonológicas acentuadas feitas de erros, omissões, simplificações, substituições, duplicações. Pode existir mesmo uma instabilidade fonológica aquando da repetição;

- Uma redução do aprovisionamento do vocabulário;

- Um atraso morfosintático global, mas ainda mais acentuado em certos aspectos, tais como a função temporal das formas verbais, um mau dominio das regras gramaticais quando são complexas e quando existem problemas de homonímia.


Normalmente as disfasias não se encontram associadas a qualquer tipo de atraso mental, perturbação grave do comportamento e da comunicação não verbal, nem deficiência sensorial ou lesão motora.


Torna-se dificil fazer uma previsão quanto à evolução das disfasias. Na criança pequena não é fácil distinguir o atraso simples da linguagem, que desaparecerá expontaneamente, da disfasia que, sem tratamento, persistirá e agravar-se-á. Com uma intervenção terapêutica a disfasia melhora, e, quando esta evolução positiva ocorre antes dos 8 anos de idade, o desenvolvimento posterior tende a ser normal.