Arte-Terapia


A Arte-Terapia pretende ser uma técnica psicoterapêutica, um método de tratamento para o desenvolvimento pessoal que utiliza a expressão artística como base do trabalho terapêutico. Tal pressupõe uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta (receptor). O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. Estes aspectos facilitam a comunicação, o ensaio de relações objectais e reorganização dos objectos internos, a expressão emocional significativa, o aprofundar do conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade.

Considera-se que a expresão artística tem um componente catartico e expressivo que pode proporcionar alivio ao sujeito. A ansiedade pode transpor-se para o trabalho artístico, podendo, assim, ajudar no controlo de impulsos.

A expressão artistica é uma forma através da qual a relação terapêutica acontece, aliviando os sintomas e reequilibrando os sistemas de adaptação da realidade do paciente.



Saiba mais em:

SPAT - Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia

https://arte-terapia.com/