Psicoterapia Cognitivo-Comportamental


Conciliando os aspectos da Teoria Cognitiva com a Teoria Comportamental surge esta forma de intervenção psicoterapêutica.

Visa identificar, compreender e corrigir determinadas formas de pensamentos e sentimentos que se encontram distorcidos e que, por isso mesmo levam ao desconforto e mal-estar psicológico.

Tem em conta a forma como as pessoas se vêem e se pensam a si próprias e as interpretações e justificações que encontram para as suas acções e emoções. Assim, a Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que desencadeiam as emoções negativas. Considera-se que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um individuo, mas sim as suas ideias/pensamentos relativamente a essa situação que interferem no funcionamento de cada um. Procura-se, deste modo, proceder a uma reestruturação cognitiva através da reformulação do sistema de crenças e esquemas que a pessoa apresenta.

Pretende-se que as pessoas distingam entre pensamentos, sentimentos e realidade, tomando uma consciencia crescente desses mesmo esquemas de pensamento e, finalmente, desenvolver estratégias para os diferenciar da realidade, aprendendo a lidar com eles.



Saiba mais em:

APPCC - Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva

https://www.cognitivas.org/